Como ter melhor higiene oral
Sabia que os maiores aliados para dentes brancos, saudáveis, um hálito fresco e uma melhor higiene oral são a escova e o fio dentário? (Reparou que não mencionámos a pasta dentífrica? Pois é, ao contrário do que se pensa, mesmo que não tenha pasta de dentes, pode fazer uma limpeza eficaz dos dentes apenas com a escova e o fio dentário!)
Escrevemos este artigo porque nos deparamos com mais frequência do que gostávamos com problemas que resultam de deficientes rotinas de higiene oral. E não pense que este artigo não é para si, pois o facto de escovar os dentes todos os dias, não quer dizer que o faça corretamente.
Então como pode saber se escova os seus dentes corretamente ou não? Simples, se sofre de doença periodontal, cáries, tártaro, dentes machados e/ou mau hálito, aconselha-mo-lo a ler este artigo e perceber se há algo na sua rotina de higiene oral que não está a fazer corretamente.
Como fazer uma higiene oral correta?
1. Escolha uma escova de dentes manual ou elétrica com cerdas médias ou macias, que se adapte à dimensão da sua boca. Mantenha sempre a sua escova limpa e em bom estado e troque-a a cada 3 meses ou antes, caso as cerdas se encontrem torcidas.
2. Utilize o fio dentário e /ou os escovilhões interdentários antes de escovar os dentes. Lembre-se que só a escovagem, não é suficiente para a limpeza dos espaços entre os dentes.
3. Escove cuidadosamente os seus dentes durante 2 minutos, da seguinte forma:
- Para a superfície exterior dos dentes coloque as cerdas da escova num ângulo de 45º em relação à gengiva em movimentos circulares, no sentido da gengiva para o dente (uma vantagem da escova elétrica é escovar sempre em movimentos circulares).
- Para a superfície interior dos dentes anteriores, coloque a escova na vertical sobre essa superfície e efetue movimentos verticais no sentido da gengiva para o dente.
- Para limpar a superfície de mastigação realize movimentos suaves ao longo dos dentes.
- Escove a parte superior da língua onde se acumulam bactérias que podem provocar mau hálito.
4. Visite o dentista a cada 6 meses para fazer um check-up e uma higiene profissional.
Qual a pasta dentífrica que devo escolher?
Atualmente existe uma grande variedade de oferta, desde dentífricos, branqueadores, para combater a cárie, gengivite, para remover o tártaro ou tratar a sensibilidade, o que torna a escolha mais difícil.
O mais importante é certificar-se que a pasta contem idealmente 1500ppm de flúor e que não seja excessivamente abrasiva, a maioria dos dentífricos que se dizem branqueadores, verdadeiramente não o são.
Dicas e truques para uma melhor higiene oral
O ideal é fazer a higiene oral, escovando os dentes e passando o fio dentário, após o consumo de qualquer alimento.
No entanto chega sempre uma altura em que não tem uma escova e fio dentário à mão. Que fazer então?
Se não tiver oportunidade de escovar os dentes pode minimizar possíveis danos aos seus dentes e gengivas bochechando com água e mastigando uma pastilha elástica sem açúcar.
Dentes manchados, cáries dentárias e gengivite, entre outros problemas de saúde, são muitas vezes o preço a pagar por não lavarmos bem os dentes e a boca. Fazer uma boa higiene oral não tem nada de complicado nem de demorado, basta aprender a forma correcta de o fazer!