5 dicas para nunca ter mau hálito

mau hálito
O que é o mau hálito?

Mau hálito ou halitose temporária é uma das condições mais embaraçosas e comuns que se possa imaginar.

Embora muitas pessoas não o admitam, todos nós já o experimentámos sobretudo pela manhã (fruto da redução da produção de saliva e proliferação de bactérias durante o sono) e sabemos quão desconfortável é. Mas não desanime, a Clinica Dentária de São Paulo está cá para o ajudar a combater esta luta!

O que o causa?

Em 90% dos casos, a halitose é causada pela acumulação de bactérias na boca em dois pontos críticos: região posterior da língua e dentes e estas podem derivar de diversos factores sendo os maiores contribuintes:

• os comportamentos de tabagismo e consumo de álcool;
  • fraca higiene oral;
  • boca seca (desidratação ou medicação que esteja a tomar);
  • doenças da gengiva;
  • cáries;
  • alimentos com muito odor;
  • momentos de stress.

Tenha atenção, o mau hálito crónico pode resultar de uma condição mais grave e se acha que pode sofrer desta condição, consulte já o seu médico dentista.

Como evitar o mau hálito?

Assim que se identificam as causas, pode e deve iniciar o seu tratamento:

• Manter uma boa higiene oral todos os dias;
  • Escovar os dentes durante 2 minutos pelo menos 2 vezes ao dia e não esquecer de escovar a língua, especialmente a parte de trás onde as bactérias que causam mau hálito normalmente se alojam!
  • Usar fio dentário todos os dias, só assim conseguirá retirar partículas de entre os dentes onde a escova não chega;
  • Bochechar após lavagem com colutório ou elixir sem ser à base de álcool para combater o mau hálito e deixar a boca fresca e protegida de bactérias;
  • Beber muita água ao longo do dia e antes de se deitar para prevenir halitose ao acordar (evitar ingerir muito café, sumos açucarados e ácidos);
  • Evitar fumar e beber bebidas alcoólicas;
  • Evitar períodos de jejum e comer de 3 em 3 horas;
  • Comer vegetais e frutas como cenouras, pepino, aipo, maças e beber chá verde ajuda a inibir a produção halitose.
NB: mastigar pastilhas pode criar um efeito imediato na eliminação de mau hálito no entanto para além do efeito ser temporário, não é uma solução porque deixa resíduos açucarados na boca e contribui para a formação de cáries

Não deixe que o mau hálito afecte os seus relacionamentos ou oportunidades de trabalho e controle a sua vida!

Artigos Relacionados

melhor higiene oral
Como ter melhor higiene oral
Ver mais

5 dicas para nunca ter mau hálito

mau hálito
O que é o mau hálito?

O que o causa?

• os comportamentos de tabagismo e consumo de álcool;
  • fraca higiene oral;
  • boca seca (desidratação ou medicação que esteja a tomar);
  • doenças da gengiva;
  • cáries;
  • alimentos com muito odor;
  • momentos de stress.

Como evitar o mau hálito?

Assim que se identificam as causas, pode e deve iniciar o seu tratamento:

• Manter uma boa higiene oral todos os dias;
  • Evitar fumar e beber bebidas alcoólicas;