Periodontologia

O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das doenças que afectam os tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento periodontal.

A gengivite ou inflamação das gengivas é a forma inicial de doença periodontal. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma doença de maior gravidade: a periodontite.

Esta infecção, provocada por bactérias, pode levar à destruição das estruturas que suportam o dente (osso, ligamento Periodontal) e, não sendo tratada, pode levar à mobilidade dentária e perda de dentes. Sabe-se que a periodontite é a principal causa de perda de dentes na fase adulta

A periodontologia tem também como objectivos, o tratamento das sequelas da periodontite (defeitos ósseos) através de cirurgias regenerativas, bem como a correcção de alterações gengivais (sorriso gengival ou recessões gengivais).

O que é a Periodontologia?

Como sei que a minha gengiva está doente?

O objectivo do tratamento periodontal é suster a progressão da doença. Em certos casos é possível regenerar tecidos perdidos e melhorar o prognóstico dos dentes a longo prazo. Sendo a periodontite uma doença crónica, é fundamental frequentar as consultas de suporte periodontal com a periodicidade indicada pelo seu periodontologista, de forma a prevenir recidivas.

Os principais sinais e sintomas da doença são:
  • sangramento espontâneo ou durante a escovagem;
  • gengivas vermelhas;
  • aumento de volume nas gengivas;
  • presença de pús nas gengivas;
  • retração gengival;
  • dentes sensíveis ao frio;
  • mau hálito e/ou mau sabor na boca;
  • dentes com mobilidade.

Tem sintomas de doença gengival?

Agende a sua avaliação

Tem sintomas de doença gengival?

Agende a sua avaliação

A doença periodontal é hereditária?

Para o aparecimento de periodontite é necessária a presença de bactérias. No entanto, a gravidade das lesões depende da susceptibilidade individual que é uma característica geneticamente determinada.

Tendo em conta que hoje em dia pouco podemos fazer para modificar a predisposição genética, a forma de prevenir e tratar a periodontite é através do controlo da placa bacteriana.

Frequentemente, as pessoas que têm periodontite, sobretudo as formas mais graves, conhecem parentes próximos que também são afectados, o que representa o carácter familiar-hereditário. Pacientes com história de periodontite na família devem, também, ser avaliados

A doença periodontal é hereditária?

Em que consiste o tratamento?

O tratamento poderá envolver, numa primeira fase, a destartarização e alisamentos radiculares e, em casos de periodontite mais avançada poderá existir a necessidade de cirurgia periodontal

periodontologia

Em que consiste o tratamento?

periodontologia

Casos Clínicos

Perguntas Frequentes

As formas mais frequentes aparecem nos adultos, iniciando-se em idades jovens à volta dos 30 anos. Geralmente, quanto mais jovem é a pessoa, maior a probabilidade de aparecimento de uma forma grave de periodontite e que necessita de mais cuidados.
A gengivite afecta quase toda a totalidade da população, tanto infantil como adulta. A periodontite afecta quase um em cada dois adultos com mais de 35 anos.

Corpo Clínico

Marque a sua Consulta

Obrigado pela sua preferência.

Preencha o formulário com os seus dados e iremos tentar entrar em contacto num prazo máximo de 24h úteis. Obrigado pela sua preferência.

Por favor insira um endereço de email válido.
Select an option
You need to agree with the terms to proceed